quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Tigre




Narnia novamente. Controversial,
mas espetacularmente linda...
Para a última coluna do ano decidi tocar em um assunto controverso: os tigres brancos. Bem recentemente eu descobri que esses maravilhosos felinos tem, segundo algumas fontes, um lado meio negro, não por culpa deles obviamente. Achei algumas informações fascinantes e gostaria de dividir com vocês, e cada um tira suas próprias conclusões.



Os tigres brancos NÃO são albinos! O pelo branco é causado por dois genes recessivos, que também produzem olhos azuis e estrabismo (o nervo ótico de cada olho é conectado ao lado oposto do cérebro). Como são necessários dois genes recessivos, na grande maioria dos casos os tigres brancos são híbridos (de diferentes sub-espécies) e produto de cruzamento de indivíduos da mesma família. Alguns estudos apontam que TODOS os tigres brancos em cativeiro são descendentes de um único tigre selvagem branco, capturado nos anos 50 na Índia. Esse tigre branco cruzou com uma fêmea laranja normal, tiveram 5 filhotes laranjas, uma das fêmeas da ninhada cruzou com o pai e produziu 4 tigres brancos, que por sua vez cruzaram entre eles, produzindo mais filhotes brancos, que foram sendo distribuídos por zoológicos ao redor do mundo e assim por diante.


Para quem se interessa por genética, o esquema é o seguinte:
Vamos imaginar que "N" representa a coloração laranja (dominante) e "b" o gene recessivo da pelagem branca. 

Um tigre normal então seria NN e um tigre laranja carregando o gene branco seria Nb. 
Se cruzarmos um tigre normal e um com gene branco (NN x Nb), os filhotes seriam 50% NN e 59% Nb. Se os irmãos cruzarem entre eles (Nb x Nb), 50% dos filhotes seriam Nb, 25% NN e 25% bb - por exemplo, em uma ninhada de 4 filhotes, dois são normais, um é laranja mas carrega o gene branco e um é branco. Obviamente cruzando-se dois brancos (bb x bb), os filhotes serão todos brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário